Normas para publicação de trabalhos completos

Normas para textos completos

Trabalhos apresentados no VII Simelp

Os textos devem ser enviados em arquivo eletrônico formato PDF na sua área reservada do site do Simelp (acesso com login e senha) até 31 de maio.

Nesta edição do Simelp, os anais do evento serão publicados em 2019. 

Apenas o primeiro autor do texto poderá submetê-lo para publicação, porém todos devem ter sua inscrição efetivada até 31.maio.2019.

A preparação do texto deve obedecer aos seguintes parâmetros:

Fonte Arial (corpo), tamanho 12, espaçamento 1,5 cm entre linhas no corpo do texto, tamanho da folha A4 (21 cm x 29,7 cm), margens superior e inferior de 2,5 cm, margens esquerda e direita de 3 cm e extensão total de 4 a 8 páginas, incluindo referências bibliográficas e anexos e/ou apêndices.

Layout: Normas trabalho completo

Estrutura do trabalho

Para elaboração do texto completo da comunicação, as seguintes regras devem ser utilizadas:

– Indicação do número de simpósio;
– Título em maiúsculas e em negrito, centralizado na primeira linha, em espaçamento simples entre linhas;
– Autoria por extenso com apenas o último sobrenome em maiúscula, alinhado à direita, com filiação acadêmica e email, em espaçamento simples e duas linhas abaixo do título;
– Resumo: texto de 150 a 250 palavras precedido da palavra Resumo, em negrito, duas linhas abaixo da autoria, em espaçamento simples;
– Palavras-chave: de 3 a 5, separadas por ponto-e-vírgula, finalizando com ponto final, precedidas do termo Palavras-chave, em negrito, mantendo-se o espaçamento simples, duas linhas abaixo do resumo;
– Duas linhas abaixo das palavras-chave, deverão constar o Abstract e Keywords (em inglês ou espanhol), seguindo os mesmos padrões de resumo e palavra-chave.
– Corpo do texto: inicia-se duas linhas abaixo das keywords, em espaçamento 1,5 cm; subtítulos correspondentes a cada parte do trabalho, referenciados a critério do autor, devem estar alinhados à margem esquerda, em negrito, com dois espaços duplos depois do texto que os precede e um espaço duplo antes do texto que os segue;
Referências, em negrito, devem ser mencionadas em ordem alfabética e cronológica, indicando-se as obras de autores citados no corpo do texto, separadas por espaço simples, duas linhas abaixo do término do corpo do texto e segundo as normas ABNT (NBR 6023:2018).

Exemplos básicos:

Livros
ILARI, Rodolfo; BASSO, Renato. O português da gente: a língua que estudamos, a língua que falamos. São Paulo: Contexto, 2006.

Capítulo de livros
NEVES, Maria Helena de Moura. As construções hipotáticas/adverbiais. In: NEVES, M. H. M. (Org.). A gramática do Português culto falado no Brasil - A construção das orações complexas. 1ed. São Paulo: Contexto, 2016, v. V, p. 123-166.

Dissertações e teses
MOLLICA, Maria Cecília. Queísmo e Dequeísmo no Português do Brasil. Tese de doutorado. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1989.

Artigos de periódicos
CASTILHO, Ataliba Teixeira de. História do português de São Paulo: apresentação. Filologia e Linguística Portuguesa, v. 13, p. 7-16, 2011.

Trabalho em congresso ou similar (publicado)
MARÇALO, Maria João; NAUEGE, João Muteteca. Aspetos sobre o conjuntivo no português de Angola. In: Atas do Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa, Lecce, Università del Salento. Disponível em: http://siba-ese.unisalento.it Acesso em 17.dez.2018. 

– Citação no texto: a autoria deve ser referida entre parênteses pelo sobrenome, separado por vírgula da data de publicação: (BECHARA, 1995). Se a autoria já estiver referida no texto, indica-se apenas a data entre parênteses: “Givón (2001) assinala….”.
Quando for necessário especificar página(s), essa deverá seguir a data, separada por vírgula e precedida de p. (CHOMSKY, 2007, p. 13).
Citações de mais de três linhas devem ser inseridas em parágrafo separado, recuo 4, espaçamento simples, corpo 11.
–  Notas de rodapé devem ser reduzidas ao mínimo e numeradas na entrelinha superior, após o sinal de pontuação, quando for o caso.
–   Anexos e/ou Apêndices: quando imprescindíveis à compreensão do texto, devem ser incluídos no final do texto, após as referências bibliográficas, dentro do limite de 4 a 8 páginas.



Apoio

Realização

Secretaria Executiva