Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

Poster


DIREITO E ENSINO JURÍDICO: RELATO DE EXPERIÊNCIAS NO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA LINGUÍSTICA E ESTÍMULO AO PROTAGONISMO DISCENTE.

Autores:
Maria Carolina Ferreira Reis (ESDHC - Escola Superior Dom Helder Camara) ; Ênio Carvalho Biaggi (ESDHC - Escola Superior Dom Helder Camara)

Resumo:

Pertencente ao sistema educacional ainda muito tradicional, a educação jurídica ainda emprega modelos institucionais e didático-pedagógicos muito inadequados para o que deveria se constituir a formação dos juristas.Embora essa ainda seja a situação mais comum no ensino jurídico, as mudanças ocorridas no mundo do Direito, nos últimos anos, têm feito com que as faculdades repensem a formação dos seus alunos, com o propósito de se criarem condições mais propícias para que os profissionais cheguem ao mercado e consigam lidar, de maneira mais adequada, com as situações a que estarão submetidos. Além disso, há ainda que se considerar que o próprio modelo educacional como um todo precisa ser repensado, já que não atende às demandas de uma geração de alunos que não se interessam mais por um ensino voltado somente para aquisição de conteúdo, mas que, ao mesmo tempo, precisam ser desafiados para que não se acomodem, pois ainda mantêm uma postura passiva diante do seu próprio processo de ensino-aprendizagem. O alunato de Direito tampouco foge à regra. O seu perfil ainda está longe daquele que será exigido pelo novo contexto jurídico que se apresenta decorrente de mudanças na legislação assim como na prática jurídica. A proposta deste estudo foi analisar a nova proposta pedagógica de ensino jurídico que tem emergido nas academias brasileiras, impulsionada pela nova realidade jurisdicional do Estado, especialmente o novo Código de Processo Civil, que vem incentivar os métodos de autocomposição como proposta alternativa de resolução de conflitos sociais. Foram discutidas as novas tendências do Direito e o perfil do profissional exigido no âmbito dessa proposta. Como contribuição para uma educação jurídica condizente com a proposta, apresentam-se caminhos possíveis, tais como a utilização de metodologias ativas, atividades que priorizem o desenvolvimento da competência linguística, o protagonismo discente e projetos interdisciplinares.