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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


A VISIBILIDADE DO “ESPAÇO ESCOLAR”: UMA ANÁLISE A PARTIR DA SEMIÓTICA DISCURSIVA.

Autores:
Marion Rodrigues Dariz (UFPEL - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS)

Resumo:

Este trabalho constitui-se um recorte de uma pesquisa de doutorado em andamento e tem como objetivo apresentar uma análise do texto “espaço escolar” onde a pesquisa está sendo desenvolvida. Espaço visto como forma de manifestação social, não como “o lugar”, estrutura arquitetônica ou formado por normas que o regem, não delimitado, nem fixo ou estático, mas como um espaço de práticas diárias, onde acontecem trocas, construção e interação permanentes, no qual há integração das diferentes linguagens - verbal e visual e sincrética, constituído um todo de sentido entre interlocutores. Espaço considerado como uma realidade semiótica em construção, apresentado como um enunciado sincrético não pertencente à cadeia da linguagem falada ou escrita, mas que comporta em si várias significações. Como percurso teórico-metodológico de análise, utilizaremos a  Semiótica Discursiva de Greimas e colaboradores, por meio do Percurso Gerativo de Sentido, mostrando como se produz e se interpreta esse sentido, em um processo que vai do mais simples ao mais complexo, observados os diferentes níveis: fundamental, no qual se estabelecem as oposições semânticas, como aberto vs fechado, formal vs informal; narrativo, no qual estão os diversos modos de manipulação que se manifestam na relação professor-aluno: aquele detém o poder e o saber e utiliza estratégias para levar este a fazer as tarefas escolares. As ações desses sujeitos são reguladas por um percurso que envolve conjunção ou disjunção do objeto valor.