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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


PESQUISAS EM ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA NO BRASIL: UM MAPEAMENTO DE PRODUÇÕES DE 2008 A 2017 ORIUNDAS DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUÇÃO ACADÊMICOS

Autores:
Maria Aparecida Resende Ottoni (UFU - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA) ; Izabel Magalhães (UNB - UnB)

Resumo:

Nesta comunicação, apresento resultados parciais de uma pesquisa de pós-doutorado, intitulada “Pesquisas em Análise de Discurso Crítica no Brasil: um mapeamento das produções dos últimos 10 anos”, desenvolvida sob a supervisão da Profa. Dra. Maria Izabel Santos Magalhães, no Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília. O objetivo dessa pesquisa é mapear teses e dissertações defendidas em programas de pós-graduação acadêmico e profissional, de 2008 a 2017, com o intuito de investigar diferentes aspectos teórico-metodológicos. Neste recorte, contemplo os resultados da análise de 36 dissertações e teses defendidas no referido período em seis programas de pós-graduação acadêmicos de quatro instituições de ensino superior públicas, de diferentes regiões do Brasil. Os resultados revelam: a) uma prevalência de trabalhos centrados em letramentos, identidades e no discurso jornalístico, embasados na abordagem dialético-relacional de ADC e que tomam como material de análise dados pré-existentes ao desenvolvimento da pesquisa; b) maior recorrência do diálogo da ADC com: a Linguística Sistêmica Funcional; os Estudos Culturais; a Gramática do Design Visual; os estudos sobre gênero social; e a teoria de representação de atores sociais; c) que as categorias utilizadas são: a interdiscursividade; a transitividade; a intertextualidade; a representação de atores sociais; a modalidade; o vocabulário; os modos de operação da ideologia; a coesão e a avaliação. Considero que o estudo constitui uma representação de parte da história da pesquisa em ADC no Brasil, o que contribui para o delineamento do estado da arte nesse campo, como também colabora para a construção do conhecimento acerca desse quadro epistemológico e para o desenho de novas propostas de estudo em ADC.