Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA –PIBID, UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ÁREA DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores:
Sandra Helena Dias de Melo (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco)

Resumo:

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – doravante Pibid – tem como finalidade maior a formação docente inicial de graduandos em diversas licenciaturas do país, antecipando vínculo entre futuros docentes e a escola pública brasileira.  De 2010 a fevereiro de 2018, a área de Letras da Universidade Federal Rural de Pernambuco, em Recife, atuou em sete escolas públicas da região metropolitana da capital pernambucana. Com o objetivo de refletir sobre a formação docente inicial no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência no que tange a intervenções pedagógicas no ensino-aprendizagem de produção escrita, este trabalho promoveu uma discussão relacionada às ações realizadas nas escolas voltadas para a produção escrita escolar. Partimos do pressuposto de que a produção de sentido é dinâmica e precisa ser refletida, sobretudo em se tratando do ensino-aprendizagem de escrita na escola, a partir de uma perspectiva interacionista.  Para a discussão e investigação, foram analisados dez questionários, respondidos à época, em 2017, por bolsistas e ex-bolsistas de Iniciação à Docência. Contendo quatro perguntas cujas respostas precisavam descrever, de forma concisa, a sequência didática da produção escrita, pontos positivos e negativos percebidos nesta produção, e a percepção da produção da reescrita a partir da refacção da primeira versão, obteve-se o seguinte resultado: 1.dos dez sujeitos-informantes, oito realizaram produção escrita e, pelo menos, uma refacção; 2.nesses casos, foi apontado, de forma unânime, melhoria após revisão da produção, sem, no entanto, haver precisão sobre as mudanças percebidas; 3.dificuldades em realizar a atividade.  Mesmo levando em consideração a diversidade dos planos de trabalho dos (ex)bolsistas, concluiu-se a necessidade de continuidade do trabalho de reescrita de produção textual no PIBID, sendo necessário maior rigor na observação dos fatores de mudança e melhoria do texto reescrito, pois parecem apontar um resultado favorável não apenas à competência específica da expressão escrita.   


Agência de fomento:
capes