Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Gamificando a literatura

Autores:
Carolina Muller ()

Resumo:

Neste trabalho apresenta-se a proposta de gamificação desenvolvida com duas turmas de 7o ano. As atividades descritas, foram planejadas a partir de situações de interação nas quais os conhecimentos linguísticos e literários sejam construídos buscando a mediação entre o texto e os sujeitos de modo a construir diferentes sentidos e modos de compreender (kleiman, 2011). Com essa proposta busca-se possibilitar aos alunos o contato com uma literatura diferente daquela que normalmente estão acostumados e, ainda, promover um espaço de mediação e construção de diferentes sentidos e significados a partir da leitura de uma forma conectada à cultura digital (Soares, 2002) na qual os adolescentes são protagonistas. A gamificação corresponde a uma nova metodologia adotada no século XXI. Podemos entender a gamificação como um processo educacional que adota as mecânicas e as dinâmicas dos jogos com o objetivo de resolver situações problema ou atingir algum objetivo. Na educação tem um grande potencial, pois possibilita o engajamento dos alunos através de uma prática em consonância com a sua vivência na era digital, despertando o interesse, aumentando a participação, desenvolvendo a criatividade e a autonomia e promovendo diálogo para a resolução de situações-problema. O principal objetivo do trabalho descrito é desenvolver competências leitora, usando uma metodologia atual que promova maior interesse e engajamento dos alunos. Como objetivos específicos temos: Ampliar o universo literário dos adolescentes através de uma obra que, normalmente, não seria escolhida para leitura.  Aproximar a literatura de boa qualidade através de uma metodologia que engaje os alunos no processo de aprendizagem. Promover, de maneira lúdica, a mediação da leitura possibilitando a construção de diferentes significados. Como principais aspectos advindos desta experiência gamificada, desatacam-se a interatividade no processo de leitura, a co-construção de sentidos entre texto-autor-leitor e uma proposta diferenciada e inovadora que estimula e incentiva os alunos à leitura literária.