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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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O olhar de cada um, a vivência de todos nós: perspectivas de formação humana integral na produção textual de uma crônica

Autores:
Mylenna Vieira Cacho (IFRN - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE)

Resumo:

As características do gênero textual crônica e as dificuldades apresentadas pelos alunos do Ensino Médio Integrado do IFRN, Campus santa Cruz, pelo desinteresse em ler, e refletida as deficiências causadas pela ausência dessa prática em suas escritas (problemas linguísticos - ortografia, pontuação, acentuação, concordância, regência – e textuais – coesão, coerência, progressão textual), foram os impulsionadores para que abarcássemos, em 2016, a proposta da 5ª Edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro (OLP), tendo em vista que de acordo com a sugestão de sequência didática, possibilitávamos reflexões sobre ações de superação das referidas deficiências percebidas nas produções textuais dos educandos, além da possibilidade de despertar  o sentimento de pertencimento do lugar onde vivem, possibilitando-lhes o reconhecimento de saberes e dos problemas sociais locais, através de utilização de instrumentos de pesquisa como entrevistas e conversas com a comunidade.  Assim, compreender o lugar deles era uma forma de reconhecer suas identidades. O objetivo deste trabalho é apresentar como foram construídas as etapas do processo de elaboração de escrita e reescrita do gênero textual crônica, atendendo os critérios de participação e confecções de oficinas propostas pelo projeto da 5ª Edição da Olimpíada de Língua Portuguesa escrevendo o futuro. Serão relatadas também as experiências vivenciadas no evento na etapa semifinal, ocorrida em Porto Alegre/RS, e a final, em São Paulo/SP. As discussões fundamentam-se em Antunes (2003), Candido(1993), Cosson (2006) e Prata (2015). Como resultado dessa prática didática, destacamos que as produções finais dos alunos apresentaram uma notória significativa melhora sobre os aspectos de domínio textual e da variante da norma culta da Língua Portuguesa, bem como a valorização e reconhecimento dos aspectos locais para a formação cidadã do aluno e sua formação integral.


Agência de fomento:
IFRN - Campus São Gonçalo do Amarante