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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA: EFFECTUS EM HABILIDADES DE LEITURA E ESCRITA

Autores:
Adriana Cavalcanti dos Santos (UFAL - Universidade Federal de Alagoas)

Resumo:

A investigação teve por objetivo analisar a Matriz de Referência de Língua Portuguesa, do documento básico orientador da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA), apresentando seus desdobramentos em estratégias didáticas de ensino da leitura e da escrita. Sendo norteada pela seguinte pergunta de investigação: quais desdobramentos em estratégias didáticas de ensino da leitura e da escrita pressupõem a Matriz de Referência de Língua Portuguesa da ANA? Na metodologia, desenvolveu-se um estudo documental cujos materiais de análises constituíram-se pelos: Documento Básico de Orientação da ANA (INEP, 2013); Relatórios do Desempenho do Estado de Alagoas na ANA, dos anos de 2015-2016; e, Direitos de Aprendizagem do Pacto Nacional pela Educação na Idade Certa - PNAIC (BRASIL, 2012). As referidas fontes foram tratadas pela técnica de análise textual discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2011). Como aporte teórico, dialogamos com Antunes (2012); Bakhtin (2010); Camps e Colomer (2013; 2015); Koch; Elias (2013); Marcuschi (2008), entre outros. Os resultados apontam que, nas habilidades de leitura prescrita na referida Matriz: ler pode ser entendido como a competência de decifrar palavras, soltas ou expressões de um texto; espera-se do leitor, no final do ciclo de alfabetização, a construção da habilidade de identificar palavras, situando-as no contexto em que aparecem de modo a atribuir-lhes um sentido; e prever-se que este, leitor, seja capaz de identificar o assunto abordado no texto. Com relação à escrita, as habilidades avaliadas direcionam à necessidade de proposição práticas curriculares que garantam a aprendizagem da grafia de palavras e a produção de textos. Nas conclusões, defendemos que as estratégias didáticas planejadas e materializadas na escola pelo professor podem contribuir, ou não, para a aprendizagem da leitura e da escrita pelos alunos.