Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

Poster


Entre o Secular e o Eclesiástico: Poder e Subordinação através das Formas de Tratamento presentes em Petições da Assembleia Provincial do Estado de Pernambuco no Século XIX.

Autores:
Gustavo Barreto (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco, IFPE - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco)

Resumo:

O presente trabalho é uma pesquisa na qual são estudadas as formas e pronomes de tratamento presentes nas petições feitas por membros da igreja católica e dirigidas à Assembleia Provincial do estado de Pernambuco no século XIX. Tal pesquisa iniciou-se com uma atividade de filologia e consequente paleografia das referidas petições, as quais são manuscritas, passando para a fase de estudo linguístico propriamente dito. Deste estudo, buscamos compreender as funções e significados sociais dos pronomes e formas de tratamento presentes nos escritos supracitados. Para tanto, adotamos a metodologia da História Social das Línguas. Assim, temos como referencial Burke & Porter (1987), Burke (2009) e Leith (2013) para uma compreensão do que vem a ser essa História Social das Línguas e quais os passos necessários para sua concretização. Também, temos Hobsbawm (1988), Linhares (org.) (1996), Oliveira Lima (1997), Sobrinho (1998), Fausto (1999), Marques, Sampaio e Silva (2012), Enders (2012) e Schwarcz & Starling (2015) enquanto referenciais para uma compreensão em torno da história do Brasil em geral e de Pernambuco em particular. Ainda, tomamos os escritos de Coelho (2009) para uma compreensão da origem e natureza de algumas práticas jurídicas em Pernambuco. Por fim, tomamos Brown & Gilman (1960) enquanto ponto de partida para uma compreensão linguística dos pronomes e formas de tratamentos nas línguas humanas como também Bakhtin (1986) objetivando uma reflexão em torno das ideologias presentes nos discursos e nas escolhas das formas de tratamento presentes nas petições estudadas. Assim, esta pesquisa, um dos trabalhos desenvolvidos pelo Grupo de Estudos em História Social do Português de Pernambuco – IFPE Campus Recife – apresenta-se como mais uma contribuição nos estudos históricos da Língua Portuguesa do Brasil no geral e, particularmente, da Língua Portuguesa em Pernambuco e suas formas de construção e organização textuais.