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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


OS GÊNEROS TEXTUAIS DIGITAIS COMO ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM RECORTE TEÓRICO

Autores:
Jurene Veloso dos Santos Oliveira (UFBA - Universidade Federal da Bahia)

Resumo:

O presente trabalho propõe discussão acerca da necessidade de inserção dos gêneros textuais digitais nas aulas de Língua Portuguesa no Ensino Médio, partindo da compreensão de que esses já permeiam o cotidiano dos alunos, independente de serem ou não diretamente usados no ambiente escolar. Como objetivo geral pretende-se realizar levantamento bibliográfico acerca da forma como as tecnologias digitais têm sido utilizadas enquanto estratégias pedagógicas na relação ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa, por meio dos gêneros textuais digitais, no âmbito do Ensino Médio. Trata-se de pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativo-descritiva (Gil, 2010). Fundamenta-se, principalmente, à luz de autores renomados, a exemplo de: Soares (2009); Ribeiro (2009); Xavier (2008); Rojo e Barbosa (2015) ; Silva ( 2017); Santaella (1999); Coscarelli e Ribeiro (2011);  Marcuschi e Xavier (2010); Lemos (2005); Lévy (2010); Bakhtin (2003). Como aporte legal, analisou-se documentos que fundamentam o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio, como a  Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB – Lei n. 9.394/96), as Orientações Curriculares para o Ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio (2006) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) (1999) e a BNCC (2017). Buscou-se, ainda, por teses e dissertações que tratam do objeto aqui delineado, levantando-se produções em repositórios como Scielo, Capes e Portal Domínio Público, a partir dos descritores: língua portuguesa e tecnologias digitais; e gêneros textuais digitais.  Das pesquisas  já encontradas é possível afirmar que o foco principal dos estudiosos/pesquisadores tem sido, principalmente, “discutir” acerca do uso das tecnologias digitais no ensino de Língua Portuguesa, sendo, ainda, insuficientes as propostas de cunho mais práticos, que  auxiliem efetivamente o professor no cotidiano da sala de aula,  através de estratégias que  integrem os gêneros textuais digitais, construindo-se e potencializando-se um ambiente educacional mais criativo e “conectado” com o cotidiano dos jovens, sobretudo os do Ensino Médio.