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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Experimentações com a literatura e a escrita: os processos de subjetivação na formação de uma professora

Autores:
Luciene Silva dos Santos (IFSUL CAMPUS PELOTAS - Instituto Federal Sul-rio-grandense)

Resumo:

Nossa proposta de trabalho tem como objetivo trazer os processos de subjetivação de uma professora através das experimentações no sentido que Jorge Larrosa ensina, com a literatura, a escrita nos Tumblrs e com os outros artefatos (aula, seminário, biblioteca, vídeo). Essas experimentações podem afetar a formação de um professor, potencializando seus modos de pensar sua prática: “práticas de si”, conforme Foucault desenvolveu. Algumas problematizações envolvem estudos de virtualidade e possíveis consequências, tais como a atratividade e a possibilidade de inserção dos Tumblrs na educação, onde o fator do que pode ser considerado não-escolar é também provocador, uma vez que o problema de pesquisa foi elaborado partindo desta inquietação. Para a concretude da proposta o método de pesquisa escolhido é a Cartografia, a qual pressupõe que tudo é processual, sendo essa uma das pistas, segundo Kastrup, que nos fez repensar a dissertação ao longo da sua escrita para articular neste rizoma de escrita e pensamento. Para nossa proposta fomos em busca de intercessores das Filosofias da Diferença, da Experiência, da Formação, do Virtual, do Método Cartográfico e da Literatura para criar pensamento, pois acreditamos que o experimentar artefatos pode tornar-se um caminho de possível aproximação e inserção no fazer acadêmico, um fazer que pensa em criação. Durante o processo a literatura tornou-se um importante modo de criar pensamentos e dobras provocadas pelas experimentações de uma escrita lírica que se potencializa através da poesia e de obras literárias fazendo fundir-se com alguns fragmentos de obras que compõem o que Gilles Deleuze e Félix Guattari dizem de uma literatura menor. Com isso, foi possível desestabilizar algumas estruturas gramaticais e buscar uma articulação entre as pesquisadoras e assim criar uma personagem que dá vida às sensações provocadas pelas experimentações que atravessam a escrita e as teorias desenvolvidas ao longo da pesquisa.