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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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Quem sou eu? Memória e Identidade de estudantes da EJA

Autores:
Cristiane Melo Alves (UERJ - UNIVERSIDADE DO ESTADODO RIO DE JANEIRO)

Resumo:

Conhecer a história dos alunos da Educação de Jovens e Adultos e suas transformações se faz necessário como um importante instrumento de mudança e resistência no espaço político pedagógico da escola. Assim, o objetivo desse trabalho é demonstrar que o discurso dos sujeitos da EJA, em relatos pessoais, é instrumento de construção de suas identidades, e que conhecendo melhor a história de vida dos sujeitos dessa modalidade nos auxilia para uma tarefa didático-pedagógica mais eficaz. Tal escolha do gênero relato se deu pelo entendimento de que ele possibilita e amplia a prática de produção escrita, e, além disso, permite que os alunos, ao recorrerem à memória, reflitam sobre sua história de vida e identidade. Para isso, apresentarei uma experiência pedagógica com o gênero discursivo “Relato pessoal” com os alunos da fase VII da EJA durante a aplicação do Projeto “Quem sou eu... conheça a minha história”, realizado durante o ano de 2017 no CIEP 465 em Quissamã, Rio de Janeiro. O projeto ainda contou coma publicação dos relatos no site do Museu da Pessoa e a produção de um documentário. Para embasar a pesquisa busquei um aporte teórico nos modelos de letramento proposto por Street (2014) que compreende as práticas de letramentos como práticas situadas em um determinado contexto sociocultural. Ainda recorri aos estudos de Memória e Identidade proposto por Candau (2016) e Stuart Hall (2015) e aos gêneros discursos na visão de Bakhtin (2011). Concluí com este trabalho que as atividades de letramento possibilitaram aos alunos o desenvolvimento da escrita através do gênero relato, assim como os levou a se reconhecerem como sujeitos da sua história. Ressalto a relevância dessa proposta, pois apresentou mais um olhar sobre a(s) identidade(s) dos alunos da EJA, e assim, abrir caminhos capazes para contribuir para a efetivação da aprendizagem dos alunos dessa modalidade.