Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


DIREITOS HUMANOS E RESISTÊNCIA EM SOLANO TRINDADE: “EITA NEGRO! - QUEM FOI QUE DISSE QUE A GENTE NÃO É GENTE?”

Autores:
Rosana Oliveira Rocha (PUC-SP - PONTÍFICA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO)

Resumo:

Resumo

O trabalho abordará a temática de Direitos Humanos, no que se refere à capacidade de todo ser humano para gozar os direitos e as liberdades sem distinção de raça, para incentivar jovens estudantes do Ensino Médio a utilizarem a literatura para questionar e refutar o racismo no Brasil.

A metodologia consiste em partir da literatura, mais especificamente de poemas de denúncia e resistência de Solano Trindade, para, posteriormente, através do voluntariado educativo, em um Projeto Social intitulado A Corrente do Amor (desenvolvido há quatro anos em aulas de Língua Portuguesa), ir a campo para combater o racismo. As ações realizadas serão divulgadas dentro da escola e nas mídias, por meio de fotografias, textos orais e escritos, como uma forma de unir a literatura negra brasileira à realidade social, combatendo um desrespeito aos Direitos Humanos que é o racismo.

Devido à importância iterária e social de autores negros, como Solano Trindade, para combater o racismo e lutar pela efetivação dos Direitos Humanos, a literatura negra será utilizada como geradora de significados e símbolo de resistência. Para que os estudantes possam utilizar a literatura para fazer valer os Direitos Humanos. A fundamentação teórica apoiar-se-á em Eduardo de Assis Duarte (UFMG), no tocante à abordagem da literatura afro-brasileira em sala de aula; e em Dennis de Oliveira (USP), referente à luta contra o racismo no Brasil, mídia, cultura e violência.

O Projeto A Corrente do Amor contabiliza mais de 700 (setecentas) ações realizadas, abordando diversas temáticas, sendo reconhecido pelo trabalho com o pleno exercício da cidadania e Direitos Humanos. O que se pretende ao ano longo dos meses de 2019, é focar mais na temática do racismo, atrelada à literatura de Solano Trindade, a fim de que sejam apresentados no presente Simpósio resultados bem-sucedidos dessa prática que têm reflexos diretos na sociedade.