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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
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DIREITOS HUMANOS – PROPOSTA DE INTERVENÇÃO ATRELADA À LINGUA PORTUGUESA - PROJETO A CORRENTE DO AMOR

Autores:
Rosana Oliveira Rocha (PUC-SP - PONTÍFICA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO)

Resumo:

O Projeto A Corrente do Amor é uma prática de voluntariado educativo, aplicada desde 2014, em uma escola de Ensino Médio, atrelando A matéria de Língua Portuguesa ao pleno exercício da cidadania e ao respeito aos Direitos Humanos.

Nesse Projeto, os estudantes realizam uma ação voluntária demonstrando “amor” a uma causa, pessoa ou grupo. Tal ação é registrada (em texto e fotografia), apresentada aos colegas e divulgada em redes sociais, além de serem reunidas em um livro digital, onde os discentes registram a atividade realizada, bem como a contribuição do Projeto, pessoal e socialmente.

Não obstante estar em seu quarto ano de aplicação, contabilizando mais de 700 (setecentas) ações realizadas, A Corrente do Amor atrela o conteúdo de Língua Portuguesa (oralidade e escrita) a uma prática de cidadania e defesa dos Direitos Humanos. Tal trabalho já tem reconhecimento e, inclusive, foi um selecionado em 2018 para participar do Congresso Internacional de Direitos Humanos em Coimbra.

A Corrente do Amor atingiu objetivos além dos esperados inicialmente, assim, os discentes puderam exercitar seu poder criador, realizando diversas ações: alimentaram e vestiram pessoas em situação de rua; doaram roupas, brinquedos e cobertores; visitaram asilos, orfanatos, hospitais e instituições de caridade, de pessoas portadoras de necessidades especiais e de dependentes químicos; doaram cabelo para a confecção de perucas a portadores de câncer; perdoaram pessoas com quem estavam brigados; distribuíram afeto, abraços, presentes; adotaram animais abandonados; ajudaram ONGs; ajudaram os seus; ajudaram quem mais necessitava; melhoraram o relacionamento interpessoal com seus pais, outros familiares, colegas, professores, etc.; elevaram sua autoestima; comprometeram-se socialmente; etc.

Todas as ações do Projeto, por meio da oralidade e da escrita, serviram para tornar o ensino da Língua Portuguesa mais significativo, bem como atrelá-lo ao pleno exercício da cidadania e ao respeito pelos Direitos Humanos.