Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


“Cânone Literário Comum da Língua Portuguesa” (CLCLP): definição, constituição e potencialidades didáticas

Autores:
Maria Micaela Dias Pereira Ramon Moreira (ILCH/CEHUM - UM - Instituto de Letras e Ciências Humanas/Centro de Estudos Humanísticos - Universidade do Minho)

Resumo:

Embora surja com cada vez maior frequência no âmbito dos debates académicos desenvolvidos em ambiente lusófono, a ideia de “cânone lusófono” está longe de ser consensual entre investigadores, autores e leitores dos diversos países de língua portuguesa. No entanto, o Português é a língua literária utilizada por escritores de todos os países que integram a CPLP, que usam o idioma como veículo de expressão e de criação artística, contribuindo assim não só para a projeção do Português no mundo, mas também para a pujança da literatura escrita nesta língua.

Cada um desses países apresenta situações linguísticas e literárias peculiares. Tais particularidades tornam problemática a identificação/constituição de um cânone literário lusófono, mas não as impossibilitam. Neste pressuposto, as autoras têm em curso uma pesquisa que, partindo de critérios estéticos, mas sem esquecer outros fatores contextuais fundamentais para a legitimação das produções reconhecidas como “literatura”, visa contribuir para identificar, descrever, analisar, organizar, preservar, divulgar e promover o património linguístico-literário criado em língua portuguesa, com vista à criação de um “cânone literário comum da língua portuguesa - CLCLP”.

A comunicação que propomos pretende dar conta do trabalho em curso e dos resultados entretanto obtidos, visando, nomeadamente: 1) apresentar e discutir criticamente perceções sobre o conceito de “cânone lusófono”; 2) elencar autores e textos que o possam integrar e explicitar os critérios subjacentes às escolhas; 3) apresentar exemplos práticos de exploração das potencialidades didáticas de tais textos no âmbito de projetos de formação em PLE em contexto de ensino superior.