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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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Uso de clichês em redações nota 1000 do ENEM como escolha estilística funcional

Autores:
Leila Heloise da Silva Jerônimo (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte)

Resumo:

Atualmente, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma das principais formas de ingresso no ambiente acadêmico. Nesse exame, ganha destaque a prova de redação, sob forma de texto dissertativo-argumentativo, o qual apresenta uma organização composicional pouco variável. Tal organização determina uma série de solicitações: requer, por exemplo, que o estudante utilize, no desenvolvimento do texto, elementos coesivos que auxiliem na progressão textual e que demonstre domínio de um repertório sociocultural produtivo, a ser observado por meio da utilização do discurso de autoridade e da alusão histórica, dentre outras estratégias argumentativas. Posto isso, objetivamos, neste trabalho, analisar em que medida a coerção estilística funcional do gênero redação do ENEM influencia na escolha, realizada pelos estudantes, de elementos considerados clichês. Para tanto, situando-nos na esfera da linguística aplicada, alicerçamo-nos em pressupostos teóricos desenvolvidos por Bakhtin (2011) acerca da categoria estilo e por Amossy (2011) acerca das categorias clichê e estereótipo. Temos, como corpus, doze redações nota 1000 disponibilizadas em endereços eletrônicos. A partir da análise qualitativa dos dados, compreendemos que os estudantes tendem a se apropriar de clichês textuais com intuito de obterem a maior pontuação possível na prova de redação, haja vista que a coerção estilístico-funcional em torno do gênero discursivo em pauta torna-se um agente favorecedor dessa apropriação.