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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


O ensino da língua portuguesa de forma integrada no processo de educação cuidando de suas peculiaridades e identidade.

Autores:
Aline Rezende Belo Alves (IFG - Instituto Federal De Goiás)

Resumo:

Com o objetivo de planejar, desenvolver e analisar práticas pedagógicas que possibilitem a integração do estudo da língua portuguesa com outras disciplinas sem que esta, nas práticas integralizadoras, se torne apenas uma ferramenta utilizada para correção de textos produzidos para outras disciplinas quaisquer. Neste cenário, uma questão problema se põe: Como trabalhar a língua portuguesa de forma integrada no processo de educação e ainda tratar de suas peculiaridades cuidando para que a disciplina não perca sua identidade? A presente pesquisa se justifica pelo momento de reordenamento educacional, Institucional  e nacional, que urge por atualização das práticas de ensino para que elas respondam  às  problematizações educacionais que se põem nos Institutos Federais nesse momento histórico: o ensino deve buscar formar cidadãos críticos e participativos além de capacitados e eficiente para o mercado e mundo de trabalho. Logo, aponta-se a necessidade de modificações nas práticas pedagógicas que se adaptem às necessidades e exigências deste momento. Por meio de uma pesquisa ação, cujo corpus é composto por um diário de pesquisa composto por anotações de preparação e atividades desenvolvidas considerando a teoria básica inicial adotada, as próprias atividades desenvolvidas e realizadas, a impressão dos participantes, docentes e discentes, envolvidos na pesquisa; as atividades em si e ainda a legislação específica que dispõe a respeito da integralização do ensino nos Institutos Federais. A pesquisa se desenvolverá entre os anos de 2018 e 2020 no IFG Câmpus Senador Canedo. Como resultado parcial, observa-se que em um Câmpus que predomina a área das Engenharias, há a crença, por parte de alguns colegas, de que o ensino da Língua Portuguesa se limita a assegurar a utilização da norma padrão nos textos produzidos pelos discentes.