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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Criança e infância negras na literatura infantil brasileira de 1980 A 2000

Autores:
Ione da Silva Jovino (UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa)

Resumo:

Pretende-se apresentar  uma discussão a partir de pesquisas que tratam do tema literatura infantil com personagens negros, com enfoque  na produção brasileira  de 1980 a 2000. O recorte a ser apresentado objetiva  mostrar, desde o lugar da literatura infantil com personagens negros, como há espaço para  discussão sobre representação de crianças e infâncias, a partir de revisão narrativa sobre o tema. Ancora-se nos estudos sobre literatura infantil (ZIL­BERMAN 1981, LAJOLO 1982, LAJOLO e  ZILBERMAN 1984, ROSEMBERG, 1985, PERROTTI , 1986, CADERMATORI 1986,  PALO e D.OLIVEIRA, 1986, NEGRÃO, 1988, NEGRÃO E PINTO , 1990 dentre outros), no conceito de representação dos estudos culturais (HALL, 1997, 2016)  e na história da infância (ARIÈS, 1981,  HEYWOOD, 2004, GOUVÊA, 2006, JOVINO 2010).  O estudo de revisão de Araújo (2010) constata que  estudos datados em sua maioria das décadas de 1980 e 1990 e apontam a forte presença dos estereótipos e manifestações do racismo de nas literaturas infantil e juvenil. A partir da pesquisa bibliográfica, as considerações apontam que o período escolhido é concomitantemente  acatado como altamente produtivo, com abertura e interesse do mercado editorial e constituído por obras consideradas inovadoras, ao mesmo tempo em que dá a ver representações estereotipadas de personagens negras como as produzidas desde o final do século XIX. Finaliza com a indicação de aspectos observados nas analises de  obras de literatura infantil do período, cujas narrativas são protagonizadas por crianças apontando aspectos que as coloquem no rol das obras inovadoras.