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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


O CONSTRUTO NORMATIVO PARA O ENSINO DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA NA PROVÍNCIA DE MISIONES – ARGENTINA, O DEVENIR DO “DISEÑO CURRICULAR JURISDICCIONAL”

Autores:
Nicolás Omar Borgmann (UCP - UNIVERSIDAD DE LA CUENCA DEL PLATA)

Resumo:

O presente, enquadra-se dentro do campo da “Política Linguística”, entendido como a relação entre o poder e as línguas, ou mais propriamente, com as grandes decisões políticas sobre as línguas e seus usos na sociedade; já que trabalhará com normativa emitida pelo Estado argentino e misionero em relação ao ensino de português como língua estrangeira no marco do ensino fundamental e meio

Para o ensino de Português Língua Estrangeira no Sistema Educativo Jurisdicional existem uma série de documentos oficiais emitidos sem correlação temporal os quais não refletem um corpus ordenado  e armônico denotando um processo de criação desorganizado.

Estes documentos involucram Leis nacionais, províncias, resoluções ministeriais da mesmo ordem, diretrices ministeriais e matérias de explicativos e de apoio ao professor.

Com este panorama, os professores do sistema educativo público e privado devem organizar seus planejamentos e transmitir na suas aulas um conhecimento organizado, situação que muitas vezes leva a adotar o livro método como material de planejamento, o seja, planificar baseados no livro e não no marco normativo atualmente vigente.

Esta apresentação tem como objetivo, reconstruir a cronologia dos documento oficiais e analisar sua pertinência no uso dos mesmos, como assim também a utilidade por parte dos professores atuantes.

Abordaremos a maioria das prescrições  normativas às que um professor de Misiones tem acesso para planejar e fazer seu trabalho áulico.