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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Variação fonético-fonológica: interferência da fala em textos escritos

Autores:
Marlúcia Maria Alves (UFU - Universidade Federal de Uberlândia)

Resumo:

A presente pesquisa pretende investigar a variação fonético-fonológica produzida pelos falantes do Português Brasileiro, em especial os alunos do ensino fundamental, a partir, principalmente, da observação de processos fonológicos, como harmonia vocálica, redução vocálica, monotongação, ditongação, dentre outros. Os processos fonológicos mais recorrentes serão classificados e categorizados conforme, principalmente a faixa etária do aluno. Aspectos relacionados à interferência da fala na escrita serão considerados em associação à análise dos processos fonológicos investigados. A variação linguística será analisada através de dados coletados por meio de eventos relacionados à produção de textos escritos produzidos por alunos do Ensino Fundamental II em 4 escolas públicas situadas em Uberlândia/MG. Esta análise identificará os tipos de desvios fonético-fonológicos em cada ano. De modo particular, será seguido o modelo de três contínuos, o da urbanização, o da oralidade-letramento e o de monitoração estilística apresentado por Bortoni-Ricardo (2004). No contínuo de urbanização, “não existem fronteiras rígidas que separem os falares rurais, rurbanos ou urbanos. As fronteiras são fluidas e há muita sobreposição entre esses tipos de falares”. (BORTONI-RICARDO, 2004, p. 53). O contínuo de oralidade e letramento leva em consideração os eventos de comunicação, sejam eles mediados pela escrita (eventos de letramento) ou que não possuem uma influência direta da língua escrita (eventos de oralidade). No contínuo de monitoração estilística, observa-se “desde as interações totalmente espontâneas até aquelas que são previamente planejadas e que exigem muita atenção do falante” (BORTONI-RICARDO, 2004, p. 62). É necessário observar alguns fatores quanto à monitoração do estilo: o ambiente, o interlocutor e o tópico da conversa. Entende-se que uma discussão mais profunda sobre a variação linguística se faz necessária para o amplo conhecimento dos alunos sobre a realidade, principalmente falada, da sua língua materna.