Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

Poster


A formação inicial de professores de língua portuguesa no sul brasileiro: relações entre currículo e documentos oficiais

Autores:
Mary Neiva Surdi da Luz (UFFS - UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL)

Resumo:

O presente trabalho tem por objetivo compreender as relações entre o currículo de Cursos de Letras, voltados à formação de professores de língua portuguesa e ofertados em universidades públicas, e os documentos oficiais que orientam o ensino de língua portuguesa nos estados que compõem a região sul brasileira. Ancoramo-nos na perspectiva teórico-metodológica da Análise de Discurso de linha francesa (AD) em diálogo com a História das Ideias Linguísticas (HIL) e nosso percurso de análise se fez a partir da constituição de um arquivo documental em que tomamos como corpus de análise documentos oficiais, documentos institucionais como projetos de curso, programas de ensino e ementas de componentes curriculares de Cursos de Letras, em funcionamento em instituições públicas de ensino superior,nos estados da região sul. Entendemos que compreender como se constituem as relações entre os saberes que compõem os currículos dos Cursos de Letras e os saberes que sustentam os documentos oficiais que orientam o ensino de língua portuguesa nos leva também à compreensão de como se dá o funcionamento da relação entre as instituições responsáveis pela formação inicial de professores e a educação básica, de modo a contribuir no (re)estabelecimento de diálogos entre os espaços de formação e os espaços de atuação docente.
 


Agência de fomento:
CNPQ