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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


COMPREENSÃO TEXTUAL EM LIVROS DIDÁTICOS: ANÁLISE DE ESTRATÉGIAS TEXTUAIS E DISCURSIVAS

Autores:
Lílian Noemia Torres de Melo Guimarães (UFRPE/ UAST - Universidade Federal Rural de Pernambuco)

Resumo:

O objetivo geral do trabalho constitui-se em analisar o trabalho realizado em livros didáticos de língua portuguesa, nas seções de leitura e de abertura de suas unidades temáticas, que intenciona instigar o processo de compreensão leitora.  Especificamente, procura-se averiguar como a Cognição, em sua vertente Sociocognitiva, pode oferecer subsídios para pesquisadores e professores de língua analisarem estratégias textuais e discursivas que os livros didáticos lançam a fim de nortear o processo de compreensão textual acerca de temáticas contempladas por estas obra.  Marcuschi (2008) enfatiza a ideia de que, para se compreender uma expressão linguística ou um texto em uso, é primordial entendê-lo em seus contextos. Desse modo, para o desenvolvimento de possibilidades de compreensão textual, faz-se necessário que o leitor, falante ou ouvinte não apenas leve em conta a informação textual, mas também o contexto de determinada situação social. A partir de tais considerações teóricas, questionamo-nos: o trabalho realizado nas seções de abertura de unidades temáticas e de leitura sobre os temas contemplados pelos livros didáticos de Língua Portuguesa de EF possibilitam a ativação de quais modelos de contexto e, por conseguinte, compreensões de que discursos acerca desses temas? Para respondê-las, analisamos duas coleções aprovadas pelo PNLD 2014: Vontade de Saber Português, de Rosimere Alves e Tatiane Brugnerotto, editora FTD e Português: Linguagens, de Tereza Cochar Magalhães e William Cereja, editora Saraiva.  Focamos a atenção em unidades que apresentaram temáticas contempladas por ambas as coleções.  Como resultado de nossas análises, verificamos que a inserção de elementos de contextualização nas seções analisadas foi uma estratégia bastante utilizada pelas coleções, a qual nos permitiu elencar possíveis modelos de contexto que, a nosso ver, influenciaram o processo de compreensão textual e, consequentemente, o trabalho com leitura nos livros didáticos de Língua Portuguesa.