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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Sistema de Avaliação, Monitoramento e Valorização da Educação do Estado do Tocantins (SALTO): análise dos descritores da prova de Língua Portuguesa

Autores:
Liliane Scarpin da Silva Storniolo (UNITINS - Universidade Estadual do Tocantins) ; Kyldes Batista Vicente (UNITINS - Universidade Estadual do Tocantins)

Resumo:

De acordo com o Plano de Desenvolvimento da Educação, a Matriz de Referência de Língua Portuguesa é composta por tópicos relacionados, especialmente, aos procedimentos de leitura, interpretação de textos e variação linguística. O governo do estado do Tocantins possui um sistema de avaliação denominado SALTO (Sistema de Avaliação, Monitoramento e Valorização da Educação do Estado do Tocantins). O SALTO é um sistema que avalia alunos nos últimos anos do ensino fundamental ( anos iniciais e anos finais) e no último ano do ensino médio em escolas públicas com a finalidade de obter dados sobre o desenvolvimento da educação básica no estado. O trabalho aqui apresentado faz parte de um projeto de pesquisa que foi desenvolvido na Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) pelas pesquisadoras do curso de Letras ao observarem problemas de leitura e interpretação de textos no ensino superior. Nas pesquisas foram analisadas as avaliações de Língua Portuguesa do SALTO do 5º ano, do 9º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio do ano de 2016. Nessa análise, verificaram-se quais são os descritores que os alunos obtiveram baixo rendimento; compararam- se a recorrência dos descritores nas três séries; analisaram-se contrastivamente se a ocorrência dos descritores que o aluno do ensino superior do curso de Letras apresentaram dificuldades e, finalmente, indicaram-se possíveis ações a serem desencadeadas na universidade, a partir dos resultados da pesquisa.