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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


O texto literário na aula de PLE na RAEM: contributos para desenvolvimento da competência intercultural

Autores:
Rosa Bizarro (IPM - Instituto Politécnico de Macau)

Resumo:

Numa sociedade multicultural como a que hoje se vivencia, urge fomentar, em contextos formais de aprendizagem, práticas educacionais que promovam a interculturalidade, no respeito de Si e do(s) Outro(s) (UNESCO, 2018).

A aula de PLE pode/ deve ter uma palavra a dizer nesse desiderato (Bizarro, 2012). No contexto da RAEM, o processo de ensino e de aprendizagem de Português no Ensino Superior pode/deve criar espaços de reflexão crítica sobre questões de identidade e de alteridade, utilizando o texto literário em Língua Portuguesa, como veículo para discutir e reflectir diferentes formas de racismo, de intolerância pelo Diferente ou de (des)construção de Si próprio, bem como de todos os estereótipos que afectam a imagem do Outro (Bizarro & Xavier, 2017).

Propomo-nos, assim, nesta comunicação oral, dar conta de experiências didácticas de leitura de diferentes textos literários em Língua Portuguesa que, pela sua temática, mas também pela língua que utilizam e pela cultura que veiculam, se revelaram espaços de aprendizagens significativas interculturais. Dar-se-á, igualmente, conta do diálogo que, muitas vezes, esses textos mantiveram com a forma de comunicação cinematográfica, alargando a formação do aprendente de Português da RAEM a distintas linguagens que se complementam no conhecimento, interpelação e respeito da/ pela pessoa e do/pelo cidadão.

Finalmente, serão apresentadas outras hipóteses de textos literários e de obras cinematográficas que podem dialogar entre si, nas perpectivas científico-didácticas aqui defendidas.

 


Agência de fomento:
Instituto Politécnico de Macau