Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Uma Análise dos Gêneros Textuais Orais em Sala de Aula de Língua Portuguesa

Autores:
Cristiano Lessa de Oliveira (IFAL - Instituto Federal de Alagoas) ; José Jéfesson Costa da Silva (IFAL - Instituto Federal de Alagoas)

Resumo:

Fundamentando-se em um referencial teórico que trata dos gêneros textuais enquanto formas culturais e cognitivas de ação social (MARCUSCHI, 2008, 2011) e como práticas sociocomunicativas (KOCH e ELIAS, 2006), o presente trabalho objetiva analisar, de modo particular, ações docentes frente aos gêneros orais e suas implicações para o processo de ensino-aprendizagem dessa modalidade de uso da língua em uma escola pública da cidade de Lagoa da Canoa, localizada no agreste alagoano. Para realizar tal ação, buscam-se fundamentos metodológicos de base qualitativa, uma vez que o interesse é interpretar a situação em estudo sob o olhar dos participantes, bem como seguir uma orientação que objetiva focar o processo e não o resultado (MOREIRA, 2002). Além disso, destacam-se estudos que apontam não somente para o fato de que a linguagem oral como objeto de ensino está longe da realidade dos livros didáticos e das salas de aula (TAGLIANE, 2009; ANTUNES, 2003), mas também para o lugar que a oralidade deve ocupar na escola, já que constitui uma modalidade da língua com mecanismos próprios de funcionamento (MARCUSCHI, 2005; RODRIGUES e DANTAS, 2015). Nesse contexto, evidencia-se a importância de os professores conhecerem os pressupostos que embasam os documentos oficiais e orientam as práticas pedagógicas em sala de aula, como as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (BRASIL, 2006), que propõem, como um dos eixos organizadores das ações de ensino, atividades de produção de textos em eventos da oralidade. Portanto, faz-se necessária, ainda, uma discussão que leve em conta não somente o papel que os gêneros textuais orais exercem no exercício da cidadania, mas também a importância da formação inicial e continuada do professor de língua portuguesa, o que refletiria, inevitavelmente, em um ensino mais eficiente.