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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Experiências didáticas no ensino-aprendizagem da língua portuguesa para alunos surdos estudantes do ensino médio em escola de perspectiva bilíngue

Autores:
Nanci Araújo Bento (UFBA - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA)

Resumo:

A presente pesquisa objetiva relatar as experiências didático-pedagógicas no ensino da disciplina língua portuguesa para discentes surdos do ensino médio, numa escola com perspectiva bilíngue na cidade de Salvador-Bahia. Neste relato, apresentaremos experiências de ensino no Centro Educacional Sons no Silêncio (CESS), na visão docente, e reflexões sobre a práxis pedagógica para discentes surdos. O CESS é uma escola que atua na perspectiva de uma educação bilíngue (Libras como primeira língua), base para o desenvolvimento cognitivo e social do aluno surdo, além do ensino aprendizado da Língua Portuguesa na modalidade escrita, no Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos - Tempos Formativos I, II e III , priorizando o ensino/aprendizagem de alunos surdos da cidade de Salvador e região metropolita. Para contribuir com as impressões e reflexões obtidas na prática do ensino-aprendizagem do português para discentes surdos, a exposição do relato far-se-á através do diálogo com os textos de Fernandes (2007), Mendes (2011), o Plano Nacional de Educação (2014), Almeida Filho (2018). Este trabalho fornecerá dados que poderão fomentar outras pesquisas, embasar políticas linguísticas sobre o ensino-aprendizagem de língua portuguesa na modalidade escrita e suscitar reflexões sobre a formação de professores de português na perspectiva intercultural para alunos surdos usuários da Língua Brasileira de Sinais.