Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

Poster


LETRAMENTO LITERÁRIO EM: O MENINO DO PIJAMA LISTRADO

Autores:
Ivonete Nink Soares (UFAC - Universidade Federal do Acre)

Resumo:

O presente trabalho aborda questões acerca do letramento, com enfoque no letramento literário, o objetivo é apresentar uma intervenção pedagógica de acordo com a metodologia sugerida por Cosson para possibilitar o letramento literário, utilizando uma obra contemporânea, O Menino do Pijama Listrado, de John Boyne. Este estudo discorre, ainda, sobre a importância da leitura, como o texto literário é utilizado na escola, bem como efetivar a prática da leitura literária no contexto escolar. Para desenvolver este estudo foram utilizados, como aportes teóricos, sobretudo reflexões de Cosson (2016), Kleiman (2005), Rojo (2009) e Tfouni (2006), pesquisa descritiva e uma intervenção pedagógica. Na intervenção pedagógica foi possível observar como um bom acompanhamento de leitura pode fazer toda a diferença para a motivação e a interpretação do texto literário, bem como a necessidade do docente de criar “andaimes” para que o aluno realize sua experiência literária, propiciando acesso aos livros e diálogo com os leitores em formação sobre suas leituras e sentidos atribuídos a elas. A participação dos alunos nas atividades desenvolvidas comprova a fundamental importância de um mediador do ensino para que não haja prejuízo à aprendizagem de saber ler um texto literário e, a partir daí, usar a escrita para as práticas sociais.