Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Representação metafórica da realidade no ensino e aprendizagem de uma língua não materna

Autores:
Lola Geraldes Xavier (IPM - Instituto Politécnico de Macau)

Resumo:

São objetivos deste trabalho evidenciar a forma de representação da realidade através das artes; apresentar exemplos de artes que questionam a realidade e a própria Arte, da pintura ao cinema, passando pela literatura; apresentar textos de autores portugueses e africanos no âmbito da chamada literatura crossover (Falconer, 2007, 2009, 2010 e Beckett, 2009, 2010, Ramos & Navas, 2015), como um género discursivo peculiar e com valências a desenvolver em aulas de leitura e literatura para aprendentes de Português. As relações deste tipo de ficção com outras artes serão aqui desenvolvidas.

Para isso, partiremos de artes como a pintura e o cinema, até à ilustração e escrita de livros de ficção crossover. Mostrar-se-á que a representação metafórica da realidade poderá ser mais facilmente apreensível através de abordagens inter-textuais e inter-artes, bem como recorrendo a meios áudio-visuais (Bizarro & Xavier, 2017). Este tipo de abordagens contribui para a motivação dos aprendentes e para um maior sucesso no processo de ensino e aprendizagem de uma língua não materna.

Com os exemplos teóricos e didáticos apresentados, pretende-se chegar à conclusão de que a representação metafórica da realidade coaduna-se com abordagens ecléticas e o recurso a várias artes; os discursos artísticos propiciam a aprendizagem de uma língua não materna; as características da ficção crossover adequam-se ao ensino e aprendizagem de uma língua não materna.