Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Análise da Interação didática em sala de aula do ensino superior

Autores:
Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin (UFC - Universidade Federal do Ceará)

Resumo:

Análise da interação didática em sala de aula do ensino superior

A sala de aula é um espaço de construção de saberes, onde os professores mobilizam os saberes a ensinar e os saberes para ensinar (HOFSTTETER e SCHNEUWLY, 2011) em função dos seus objetivos para o ensino e aprendizagem das línguas materna e estrangeiras. Esse gênero possui três momentos bem definidos em função do objetivo de cada um deles. É um gênero textual oral polifônico, com traços de relação de poderes e com o objetivo de ensinar algo. O texto proveniente da interação didática (CICUREL, 2011) nos dá pistas para compreender e interpretar não apenas os saberes mobilizados, mas também a implicação deles no próprio processo de ensino e aprendizagem. Esta comunicação possui dois objetivos: identificar e analisar o texto da interação didática como um gênero textual proveniente de uma prática social; e identificar os tipos de saberes que constituem os saberes a ensinar e os saberes para ensinar mobilizados pelos professor e as implicações deles para o processo de aprendizagem da língua portuguesa. O espaço de geração dos dados é a sala de aula do nível 1 do Curso de português para estrangeiros da Universidade Federal do Ceará. Os dados foram gerados durante o primeiro semestre de 2018 através da filmagem das aulas e constituem também de um questionários aplicado aos professores e de uma entrevista.