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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


A formação de professores de português como língua estrangeira/adicional na UnB: experiências, projetos e parcerias

Autores:
Kleber Aparecido da Silva (UNB - Universidade de Brasília)

Resumo:

A internacionalização tem feito parte da agenda atual de pesquisas desenvolvidas sob a perspectiva da Linguística Aplicada Crítica (LAC) nas Instituições de Ensino Superior do Brasil (SILVA, 2018; FINARDI, 2016; SARMENTO e ABREU-E-LIMA, 2016). Nesse contexto, as universidades buscam formas de atrair estudantes do exterior, bem como firmar convênios para intercâmbios de estudantes, professores e pesquisadores. À parte os aspectos positivos desse cenário – como a troca de informações e a preparação de profissionais aptos a lidar com mudanças ininterruptas em diversas realidades culturais –, é preciso que atitudes bilaterais façam parte desses acordos. Além disso, não se pode abrir mão da qualidade da formação inicial/continuada oferecida a professores de português como língua estrangeira/adicional. Comprometida com essas questões, esta comunicação pretende discutir temas de relevância para a formação educacional internacionalizada, a partir da LAC e da Pedagogia Crítica (SILVA, 2018; RAJAGOPALAN, 2015; PENNYCOOK, 2001) e tendo como escopo as nossas experiências acadêmico-profissionais (re)construídas na Universidade de Brasília (UnB), a partir de atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação no “Grupo de Estudos Críticos e Avançados em Linguagem” (GECAL) cadastro e aprovado no CNPq). Assim, as experiências e as reflexões que interfacearão esta comunicação pretendem contribuir para que a internacionalização não seja assumida de forma subserviente, com os países avançados ditando as regras do que julgam que deve ser feito na ciência (NÓBREGA, 2016). Busca-se incentivar ações mais contundentes que assegurem a qualidade educacional nas práticas de internacionalização, a partir de elementos que nos darão condições de esboçar uma política propositiva pautada no ensino e na formação de professores de português como língua estrangeira/adicional em contextos de globalização e de internacionalização.


Agência de fomento:
CAPES, CNPq e FAPDF