Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Como ensinar o português língua estrangeira com banda desenhada pela AirBnb no Porto

Autores:
Salomé Girard (UNUAL - Universidade Nova e Universidade Aberta de Lisboa)

Resumo:

O presente trabalho propõe demonstrar as potencialidades de bandas desenhadas realizadas para o desenvolvimento da aprendizagem do Português Língua Estrangeira em contexto de “experiências” Airbnb no Porto, em Portugal. O objetivo para esses viajantes adultos ou menores acompanhados por adultos de nível iniciante é que adquirem ao mesmo tempo os conhecimentos e as competências necessárias para responderem as complexidades de uma viagem, e desta forma, relacionar as formas gramaticais às normas do uso da língua para situações comunicativas específicas de turismo. O Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (Conselho da Europa, 2001) sublinha a centralidade do desenvolvimento de competências pragmáticas no processo de aprendizagem e de utilização de uma língua. Portanto, foi concebido um material pedagógico para que os estudantes se tornam atentos aos diferentes níveis de formalidade na linguagem e possam adaptar seus discursos quando necessário.

Assim, neste enquadramento, considera-se que o uso da banda desenhada potencializa o desenvolvimento de aspetos gramaticais, lexicais e pragmáticos, uma vez que reflete um modelo de linguagem real, tal como sublinham Morlat e Tomimoto: “De plus, la langue de la BD est une langue de tous les jours, qui de par son style conversationnel (avec des registres de langue différents), permet de travailler sur des situations variées” (2004, p. 53), além de se poder apresentar como um recurso mais motivador.

Pode-se concluir que, a partir dos resultados positivos dos aprendizes, abordar questões explicitamente pragmáticas com banda desenhada e sua contextualização em interações orais, facilita a compreensão e o uso de tais itens por aprendizes do português, mesmo em níveis iniciantes.