Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


O ENSINO DE PORTUGUÊS NO CURRÍCULO ESCOLAR BRASILEIRO – UMA PERSPECTIVA SOCIOLINGUÍSTICA

Autores:
Polyana Zwirtes (UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná) ; Maridelma Laperuta Martins (UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná)

Resumo:

A Educação Básica está estruturada e organizada por documentos oficiais. Estes regulamentam as normas e regras para o ensino das disciplinas obrigatórias deste nível de ensino e também estabelecem o currículo escolar. Consequentemente, estes documentos influenciam diretamente nas práticas pedagógicas, na escolha de teorias, ideologias, abordagens metodológicas, atividades, avaliação e tudo o que concerne o ensino. Por considerar a teoria da Sociolinguística Educacional como norteadora para o ensino de língua materna de modo contextualizado, pois aborda a língua enquanto aspecto social em situações reais de uso e relacionada diretamente com os sujeitos e suas perspectivas histórias, classes sociais, étnicas, etc., este estudo traz como objetivo a análise crítica da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sob o viés Sociolinguístico. A pesquisa tem por fundamentação teórico-metodológica a Sociolinguística Educacional de Bortoni-Ricardo (2003, 2005, 2008, 2014), pois se preocupa com o Português Brasileiro e seu ensino para alunos em contextos reais e atuais de nosso país. A pesquisa analisará apenas trechos e textos que se referem ao ensino de Língua Portuguesa para o Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ano 9º ano) da BNCC. Espera-se, como resultado, que a pesquisa atenda à necessidade de reforçar a ideia de que os estudos Linguísticos muito têm a oferecer a área educacional, e assim verificar se estes se apresentam de maneira clara e coerente dentre os documentos que regulamentam currículo e práticas pedagógicas.