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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


MULTILETRAMENTOS: DO ENCANTO FOLCLÓRICO AO MAGNETISMO DIGITAL

Autores:
Iraci Sartori dos Santos (UNEMAT - Universidade Estadual de Mato Grosso)

Resumo:

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), revela que 30% é a proporção de alunos que alcançam adequadamente a competência para a leitura e interpretação de textos até o 9º ano do ensino fundamental, na rede pública de ensino. Diante disso, é imprescindível que o professor de Língua Portuguesa redesenhe a sua prática para promover o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita. Igualmente, é preciso considerar que os textos mudaram, pois com a ascensão das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), eles são criados, retextualizados e permeados por semiose. Assim, a promoção de multiletramentos torna-se essencial, pois, trabalha multimodalidades, valoriza e amplia o conhecimento do aluno, fomenta culturas e promove direitos. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é discutir a importância, as perspectivas e desafios dos multiletramentos, tomando como referência uma proposta de intervenção em desenvolvimento, com uma turma do 9º ano do ensino fundamental, em uma escola pública do estado de Mato Grosso. A proposta aborda o gênero lenda, com ênfase em lendas mato-grossenses, e propõe um trabalho de retextualização a fim de gerar o gênero hiperlenda, com base no hiperconto de Spalding (2010). A sequência expandida de Cosson (2014) norteia o desenvolvimento dessa proposta. Os conceitos teóricos presentes neste trabalho são fundamentados através de Coscarelli e Ribeiro (2017), Rojo e Moura (2012) Soares (2004), Kleiman (2007) Solé (1998) Cândido (1998), Cosson (2014), Bayard (2002) e Cascudo (2014). Este trabalho é orientado pela doutora Rosana Rodrigues da Silva, professora efetiva da Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT). Acredita-se que esta proposta de intervenção contribuirá para o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita dos alunos, para o protagonismo juvenil, a valorização da cultura regional e o desenvolvimento do prazer pela leitura literária usual e digital, culminando na formação de leitores e escritores proficientes.


Agência de fomento:
Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat)