Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Literatura e Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC): relato de experiência

Autores:
Bruno Silva de Oliveira (IF GOIANO - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano)

Resumo:

Atualmente, os professores têm sido incentivados a utilizarem ferramentas da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) durante a sua prática docente, pois, em um mundo onde se está online ou se tem acesso à rede mundial de computadores, os alunos estão frequentemente conectados e sabem interagir com essas ferramentas de forma intuitiva. Geralmente, as ferramentas utilizadas pelos professores de literatura são pesquisas na internet, fóruns e questionários em ambientes virtuais de aprendizagem ou em redes sociais; logo, entendo que a relação do professor é muito mecânica ou limitada com essas ferramentas, pois não tem afinidade com ferramentas de programação ou não tem contato com uma pessoa com conhecimentos na área para assisti-lo. Diante do estímulo para utilizar as TIC’s e insatisfeito com as que estavam a nossa disposição para o ensino de literatura, propomos uma atividade avaliativa, a partir de uma questionário semi-interativo programado a partir do excel, para os segundos anos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto Federal Goiano campus Iporá, tendo como tema tópicos relacionados à estética do Romantismo. Apresentamos os pontos positivos e negativos da utilização das TIC’s disponíveis para a utilização em sala de aula e também os da atividade proposta, apontando fatores a serem melhorados, os quais foram elencados a partir de comentários dos alunos e da observação do professor durante a execução da atividade. Este estudo foi orientado pelas reflexões de Cosson (2014; 2017), Carvalho e Domingos (2012), entre outros.