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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Cantigas de Lindô do Quilombo Cocalinho: Estudo do Léxico em Sala de Aula

Autores:
Jane Guimarães Sousa (UFT - Universidade Federal do Tocantins, UNITINS - Universidade estadual do Tocantins) ; Karylleila dos Santos Andrade Klinger (UFT - Universidade Federal do Tocantins)

Resumo:

O presente trabalho, parte integrante de uma pesquisa em andamento, é de caráter preliminar e tem como objetivo apresentar o estudo do léxico, atrelado às cantigas de Lindô nas aulas de língua materna, como elemento linguístico para ampliação do acervo léxico-cultural dos alunos quilombolas da comunidade de Cocalinho. Para tanto, este estudo se baseará nos pressupostos metodológicos da pesquisa qualitativa de cunho etnográfico e nas bases teóricas da Lexicologia, tendo como fundamento as discussões de Biderman (2001), Antunes (2012) e Guerra e Andrade (2012). O estado do Tocantins, conhecido por sua diversidade cultual e linguística, contempla, em diferentes domínios sociais, comunidades indígenas e quilombolas, cada uma com sua particularidade. Dentre essas, destacamos o Quilombo Cocalinho localizado no Município de Santa Fé, e reconhecido pela Fundação Palmares em 20 de janeiro de 2006. Diferentes manifestações culturais fazem parte da identidade dessa comunidade, mas é a Dança/ Cantiga de Lindô, com suas passadas, pisadas, seus cantos e vestimenta, a que possui maior prestígio cultural entre eles. Sendo assim, consideramos importante propor reflexões a respeito do ensino do léxico dialogado com o Lindô, por acreditar que o inventário lexical, constituído nas cantigas, pode servir como ponto de partida para o ensino de língua materna dentro da escola da comunidade.