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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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O LETRAMENTO ACADÊMICO E OS MECANISMOS DE COESÃO EM PRODUÇÕES TEXTUAIS DOS CURSOS DE ENGENHARIA

Autores:
Arlene Frutuoso Coelho de Oliveira (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) ; José Temístocles Ferreira Júnior (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco)

Resumo:

As práticas de leitura e produção textual dos alunos se transformam ao longo da vida acadêmica. Os ensinos fundamental, médio e superior exigem dos alunos tipos de letramentos específicos. Em muitos casos, os estudantes fazem a transição de um nível para o outro sem deter os letramentos exigidos na série escolar seguinte. No ensino superior, essa questão se torna flagrante, pois nas produções dos trabalhos acadêmicos, muitos alunos não conhecem os gêneros textuais que circulam nas universidades, nem dominam os letramentos recorrentes na esfera acadêmico-científica e/ou profissional, e o processo de apropriação do letramento acadêmico se dá de forma progressiva. Este estudo analisou o gênero textual “relatório de visita técnica”, produzido por graduandos do curso de Engenharia Civil da Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho (UFRPE). Fundamentados na concepção de letramento como um conjunto de práticas sociais e conhecimentos que envolvem a leitura e a escrita (SOARES, 2009) e nas noções de os gêneros textuais como manifestações sócio-históricas, de classificação aberta (MARCUSCHI, 2008) e nos apontamentos de Antunes (2005) sobre a coesão textual, buscamos analisar os mecanismos de coesão textual com o intuito de perceber o processo de letramento acadêmico desses alunos. A partir da análise das produções textuais dos alunos de primeiro e quinto período, obtivemos resultados que mostram que a apropriação de mecanismos de coesão textual está correlacionada com a inserção dos alunos nas práticas letradas do curso de graduação, bem como nas práticas de letramento profissional.


Agência de fomento:
CNPq