Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

Poster


Foto Poesia/ A Escrita Literária Através das Artes Visuais

Autores:
Lana Camila Santos Gonçalves (UFRR - Universidade Federal De Roraima)

Resumo:

As aulas de Língua Portuguesa, seja no ensino fundamental ou médio, se voltam quase exclusivamente para o ensino da gramática normativa, relegando o trabalho voltado para a leitura e a produção textual, especialmente a leitura literária e a produção de textos criativos. Embora não tenhamos a intenção de debater profundamente as motivações que levam a essa situação, podemos afirmar que ela acaba por acarretar uma perda para a carga cultural do aluno, deixando a desejar no que se refere ao trabalho com a leitura literária e com a produção textual criativa e autoral. Sabe-se do receio que os alunos têm em relação à literatura, contudo, é necessário que os professores usem criatividade e ferramentas lúdicas para chamar a atenção dos mesmos. Outras formas artísticas, como a fotografia, podem funcionar como um texto auxiliar no ensino de literatura  e no incentivo da leitura literária e da escrita criativa, visto que as imagens tem o poder de prender imediatamente a atenção. Nesse sentido, o projeto “A escrita literária através das artes visuais” visa trabalhar com os gêneros literários no ensino fundamental e médio, de uma forma dinâmica e lúdica, para relacionar os gêneros com a fotografia. O projeto trabalhará a criatividade do aluno, fazendo que ele faça uma leitura artística e silenciosa de uma foto escolhida entre as várias que disponibilizaremos, para depois comentar e escrever sobre ela, de forma pessoal, englobado em alguma das estruturas dos gêneros existentes apresentados. O objetivo é levar a sala de aula diversidade de temas visuais, para que todos os alunos se sintam confortáveis para se expressar, estimulando a leitura, a interpretação de textos pictóricos e a escrita criativa, mostrando aos discente a importância do ler e se expressar.