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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


PRÁTICAS DE LETRAMENTO EM UMA TURMA DE MESTRADO EM LINGUÍSTICA DA UNB.

Autores:
Susana Menezes Araujo (UNB - Universidade de Brasília) ; Ormezinda Maria Ribeiro (UNB - Universidade de Brasília)

Resumo:

As rápidas mudanças ocorridas na sociedade suscitaram novos meios de comunicação e novas formas de interação a partir do uso das diferentes linguagens, nas mais diversas modalidades. No contexto atual, a escola assume o importante papel de preparar o educando para atender competentemente às exigências que a sociedade moderna requer para o uso da língua nas diversas práticas sociais, orais e escritas. Assim, torna-se urgente uma reorientação das práticas pedagógicas que ainda se limitam ao ensino da metalinguagem de uma forma descontextualizada. Torna-se necessário uma ação didática que alfabetize e letre simultaneamente, e o meio mais propício para se alcançar essa simultaneidade é inserir no ambiente escolar práticas de letramento que se apoiem na diversidade linguística e no uso de gêneros textuais diversos. Já que é nas universidades que se formam os futuros professores de Língua Portuguesa, esses devem receber uma sólida formação científica, mediadas por práticas eficientes de letramento, que lhes possibilitem a formação adequada para atuarem significativamente no ensino da referida língua. Nessa perspectiva, realizamos esse trabalho com o objetivo de discutir sobre as práticas de letramento realizadas em uma turma de mestrado em Linguística da UnB na disciplina Letramento como Prática Social. Utilizamos como referencial teórico, entre outros, os trabalhos de Antunes (2003; 2009), Bagno (2002), Bortoni-Ricardo (2004), Marinho; Costa Val (2006), Soares; Batista (2005) e Travaglia (2008). Para a realização deste, procedemos à observação direta junto ao grupo estudado. A partir da observação dos resultados das experiências vivenciadas pelos acadêmicos, percebemos que o uso diferenciado de práticas de letramento nessa disciplina constituiu-se como um importante recurso pedagógico que favoreceu a ampliação dos graus/níveis de letramento e da competência comunicativa dos acadêmicos.