Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


DIÁLOGOS DA CRIANÇA COM O TEXTO LITERÁRIO

Autores:
Maria Elisa de Araújo Grossi (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais)

Resumo:

O trabalho a ser apresentado é resultado de uma pesquisa de Doutorado desenvolvida no Centro Pedagógico da UFMG. A investigação teve como objetivo analisar o que dizem as crianças do 1º Ciclo sobre os livros produzidos no ano de 2015 e considerados Altamente Recomendáveis para crianças pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Para coletar os dados, desenvolvemos uma conversação literária, com seis grupos formados por 4/5 crianças, tendo como referência a dinâmica do Círculo de Leitura (DANIELS & STEINEKE, 2004; COSSON, 2014) e o enfoque Dime, Diga-me (CHAMBERS, 2007), que estimula os leitores a falar de suas leituras e a compartilhar as suas ideias e experiências com o outro. As interações desenvolvidas foram filmadas e gravadas em áudio. A concepção de leitura que orienta a pesquisa é aquela que a toma como um processo de diálogo (BAKHTIN, 2003). Na interação das crianças com a pesquisadora e os livros, observamos o que elas diziam sobre eles no momento da leitura em voz alta, que obras chamavam mais a sua atenção e as razões, que observações faziam a respeito das capas, das imagens, dentre outras considerações que quisessem realizar no momento da leitura conjunta dos livros. Considerando esses apontamentos iniciais sobre a investigação, o foco é refletir sobre episódios específicos da pesquisa, momentos em que as crianças levantaram hipóteses, fizeram predições e conexões (SOUZA et al. 2010), compartilharam conhecimentos e emitiram suas opiniões a partir da análise do texto verbal e do texto visual.  No processo de construção de sentidos do texto, as crianças dialogaram com a obra e entre si, enriquecendo-a com as suas ideias e experiências.