Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


O ENSINO DE LITERATURA NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE CRÍTICA DO PCNEM

Autores:
Ramon Borges Portilho (UEG - Universidade Estadual de Goiás)

Resumo:

O presente trabalho faz menção ao lugar assumido pela literatura no ensino médio por meio de uma análise crítica do PCNEM. A pesquisa em questão visa elencar uma discussão em torno do processo ensino/aprendizagem de literatura no ensino médio a fim de esboçar como a mesma é posta nos documentos oficiais que norteiam o ensino, tendo em mente que no âmbito do ensino médio, geralmente, o ensino encontra-se entre a tradição e o letramento (PAULINO; COSSON, 2009). Por meio do estudo em questão, pretende-se esboçar que a literatura é algo complexo e longe de uma definição fechada (SILVA, 1973; 2006; LAJOLO, 1995), de modo que a mesma precisa ser posta diante de um contexto social, histórico e cultural. Posteriormente, pretende-se elencar como a mesma foi estabelecida como disciplina escolar, a fim de explanar que os desencontros que se dão no ensino da literatura, geralmente ocorrem em função de questões sociais, políticas, históricas e culturais (ZILBERMAN, 2012), por meio de um olhar voltado a história das disciplinas escolares e da cultura escolar (CHERVEL, 1990; RAZZINI, 2000; 2010; JULIA, 2001). Por fim, pretende-se estabelecer uma análise interpretativa do PCNEM com o intuito de esboçar como a literatura é posta no documento em questão. A pesquisa possui caráter qualitativo pautando-se na revisão bibliográfica e na análise documental (MARCONI; LAKATOS, 2016).