Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


AGRUPAMENTOS E RELAÇÕES CONTEXTUAIS DOS GÊNEROS RESUMO NOS EVENTOS ACADÊMICOS

Autores:
John Hélio Porangaba de Oliveira (UNICAP - Universidade Católica de Pernambuco )

Resumo:

O crescente desenvolvimento do universo acadêmico tem levado pesquisadores a participarem cada vez mais de eventos acadêmico. As produções de gêneros nesse espaço são responsáveis pelo progresso científico e reconhecimentos da prática de vida nesse âmbito. Ao verificar que hoje há estudos em que apontam aspectos de agrupamentos e relações entre gêneros, tomamos como objeto de estudo uma variação de gêneros resumo de comunicação e resumo de trabalho completo em suas relações de contexto nos eventos acadêmicos. Nos questionamos quais são as operações dinâmicas que ocorrem na passagem do resumo de comunicação oral para o resumo de trabalhos completos em anais de evento? O objetivo desta comunicação é apresentar uma análise piloto das operações dinâmicas do agrupamento de gêneros da passagem do resumo de comunicação para o resumo de trabalhos completos, considerando o conceito de colônia de gêneros e de contexto na relação com os letramentos acadêmicos. A pesquisa é de caráter qualitativo e elabora uma compreensão teórica e documental para uma perspectiva de análise multidimensional dos gêneros resumo. As referências centram-se nas concepções teóricas de Van Dijk (2012), Swales (1990), Bhatia (2004, 2009), Bezerra (2006, 2017), Street (2010). Para esta análise piloto o corpus é composto por 20 exemplares, a partir da qual percebemos que os gêneros resumo de comunicação e resumo de trabalho completo em anais de evento constituem uma produção de sentido diferente, portanto, associadas as relações de contexto social, cognitivo, retórico e de agrupamentos. Previamente concluímos que há uma considerável variação de versatilidade da descrição dos gêneros resumo e tendência para a inovação referente a dinâmica das condições de uso do gênero.


Agência de fomento:
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem