Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Proposta de escolarização da Escrita Colaborativa em Wiki para alunos da educação básica: experiência com projeto de ensino e pesquisa desenvolvido e aplicado em 8 anos consecutivos

Autores:
Francis Arthuso Paiva (UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS - UFMG)

Resumo:

A wiki é uma ambiente digital que permite a produção colaborativa de textos na WEB 2.0 de forma cumulativa, pois os participantes podem colaborar com a produção de um texto já publicado ou criar um novo, alterando ou expandindo a edição anterior feita por ele mesmo ou por outra pessoa. Ao escolarizar essas formas de produção de textos digitais,  podemos contribuir para ampliar o letramento do aluno e prepará-lo para inclusão na cibercultura. Este estudo se justifica porque a escolarização da EC torna-se um desafio, na medida em que, historicamente, a escola privilegiou o ensino da produção de texto individualizada. Consideramos a escolarização como a natural didatização dos meios de comunicação, da ciência e da arte (SOARES, 2003). O objetivo geral deste estudo é propor um modelo didático de EC para seu ensino e aprendizagem de alunos de escola técnica profissionalizante de nível médio integrado. Desenvolvemos projeto de enisno da EC em wiki com estudantes do 1º ano de cursos profissionalizantes de nível médio do Colégio Técnico da UFMG, desde 2011, com bons resultados demonstrados em Paiva (2012). Desde essa primeira experiência, realizamos um estudo longitudinal, o que culminou em projeto de pesquisa há 2 anos, trabalhando com uma proposta de modelo didático de ensino de EC, baseada nas experiências adquiridas, reunindo estratégias que apresentaram resultados positivos com novas estratégias de intervenção com base na pesquisa bibliográfica de Lowry et al (2004). Como proposta de intervenção, em 2018, o modelo didático contou com a criação de grupos de edições com participantes desempenhando papéis de moderador, editor, escritor e revisor, pois havia como hipótese que a divisão de trabalho poderia atenuar, o que se confirmou, problemas oriundos da EC, edições inconscientes, diferenças estilísticas, um escritor não enxergar o trabalho do outro, pouco planejamento e receio de editar o texto alheio.

 

 

 

 

 

 

 

 


Agência de fomento:
Pró-reitoria de pesquisa da UFMG - PRPq