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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


O DESAFIO DO MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS (PROFLETRAS) NA CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA FRENTE AO LETRAMENTO DIGITAL EM CONTEXTO AMAZÔNICO BRASILEIRO

Autores:
Tânia Pitombo de Oliveira (UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso) ; Sandra Luzia Wrobel Straub (UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso)

Resumo:

Esta reflexão tem como objeto uma análise do uso da tecnologia pelo professor da educação básica em suas práticas pedagógicas no intuito de aproximar a escola das demandas contemporâneas nos contextos de constituição da prática discursiva docente dos alunos do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) no Estado do Mato Grosso, com foco no município de Sinop, em relação à elaboração de projetos Educacionais para o Ensino Fundamental, ancorados no potencial educacional das tecnologias digitais para o ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa. Como resultado da disciplina Elaboração de Projetos e Tecnologia Educacional no ano de 2018 com quinze propostas de intervenção em realidades específicas do contexto amazônico brasileiro, e ancoradas no trabalho teórico com o hipertexto (MARCUSCHI & XAVIER, 2009) e GOMES (2011), a noção de multiletramentos (ROJO, 2012) e letramento digital (COSCARELLI, 2011), procura-se analisar a inserção de atividades práticas no uso de tecnologias contemporâneas e a produção de sentidos em ambiente virtual em atividades de intervenção educacional com aporte na elaboração de sequências didáticas (DOLZ , J. e SCHNEUWLY, 1998), que qualificam e permitem aos profissionais da educação básica possibilidades pedagógicas alinhadas às solicitações e demandas da sociedade atual para a atuação em sala de aula. Desta forma, a proposta intervencionista PROFLETRAS de aproximação da prática docente com o letramento digital tem contribuído para a produção e compreensão de sentidos em ambiente digital, na formação de profissionais qualificados a se movimentarem em demandas contemporâneas e, por consequência, na busca da excelência educacional que aproxima a escola das linguagens e gêneros que permeiam a vida em sociedade.