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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


TENSÕES DA LITERATURA INDÍGENA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA NO SEU DIÁLOGO COM A ESCOLA E O UNIVERSO DA LITERATURA INFANTIL

Autores:
Carlos Augusto Novais (UFMG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS)

Resumo:

Desenvolvido no âmbito do Gpell – Grupo de Pesquisa do Letramento Literário, do Ceale – Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita, da Faculdade de Educação da UFMG, este trabalho integra o eixo de literatura do projeto Língua e Literatura: relações raciais, diversidade sociocultural e interculturalidade em países de língua portuguesa. O estudo tem por objetivo analisar as condições de representação da literatura contemporânea de autoria indígena publicada, na sua relação com a escola (Lei 11.645, de 08/03/2008) e sua inscrição no universo da literatura infantil e juvenil. De modo específico, o trabalho possui em seu horizonte a análise de obras literárias do acervo do Gpell, constituído a partir de sua condição de votante do Prêmio Anual da FNLIJ – Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, para possível incorporação à proposta curricular do curso de Formação Intercultural de Educadores Indígenas - FIEI. O FIEI foi implantado na UFMG em 2006, como conquista do movimento indígena em sua luta por uma escola pública específica, na qual estivesse presente a preocupação em reconhecer a diversidade linguística e cultural dos povos indígenas. Daí, a relevância de uma educação de caráter intercultural. A análise dos livros integrantes do acervo tem sua fundamentação teórica pautada nos conhecimentos da Antropologia, da Teoria Literária, da Sociologia da Literatura e da Pedagogia, tendo por parâmetros o Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas (MEC/SEF) e as diretrizes do FIEI. Os resultados alcançados até o momento reconhecem a importância dessa produção e apontam para a necessidade de se abordar questões que tem gerado algumas tensões entre a literatura indígena assim considerada e suas relações com a escola, tais como a dimensão dos direitos autorais de obras de natureza originalmente comunitária; sua relação com os saberes tradicionais; e os significados de sua aproximação com a literatura infantil e juvenil.