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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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Metodologias ativas na formação de alunos de Iniciação Científica no curso de Letras EaD

Autores:
Eliza Adriana Sheuer Nantes (UNOPAR - Universidade Pitágoras Unopar, PPGENS/UNOPAR - Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias, FUNDAÇÃO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO SUP - FUNADESP) ; Ednéia de Cássia Santos Pinho (UNOPAR - Universidade Pitágoras Unopar) ; Juliana Fogaça Sanches Simm (UNOPAR - Universidade Pitágoras Unopar) ; Gutemberg Carvalho Vieira da Silva (PPGENS/UNOPAR - Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias, ANHANGUERA - Anhanguera)

Resumo:

O objetivo do presente trabalho é socializar os resultados das experiências realizadas junto aos alunos de Letras, na modalidade de Iniciação Científica (IC), no contexto da Educação a Distância (EaD). O foco foi a exploração das ferramentas tecnológicas e de metodologias ativas, a fim de formá-los, enquanto pesquisadores, tanto teórica quanto empiricamente, para o uso da tecnologia em sua futura atuação profissional. Para tanto, adotamos a pesquisa qualitativa, com abordagem descritiva e analítica, e investigamos a concepção adotada pelos alunos de Letras EaD, acerca do conceito de tecnologia. Posteriormente, identificamos os recursos tecnológicos/digitais com os quais os alunos de Letras EaD tinham contato em suas diferentes regiões, culminando com uma série de atividades teórico-práticas, ancoradas em autores como Lévy (2010), Kenski (2012), Moran (2013), Massi e Queiroz (2015), dentre outros. Nesse sentido, a partir desses pressupostos basilares, tais discentes foram levados a refletir sobre a importância de se privilegiar, em suas futuras práticas, metodologias que contemplem o uso das tecnologias no ensino. Assim, por meio das discussões realizadas, foram instigados a pesquisar sobre as possibilidades de uso das metodologias ativas em suas regiões, bem como a pensar em alternativas às lacunas encontradas nessas investigações, tais como a falta de tecnologia, formação adequada e infraestrutura, que poderiam inviabilizar o emprego de tais modelos de ensino nessas localidades. Os resultados apontaram para alguns direcionamentos: o despertar dos alunos para a área de pesquisa, ainda durante sua formação; a necessidade de a EaD cumprir um dos tripés da universidade – a formação de alunos pesquisadores; e a necessidade de, ainda na formação inicial, levar os alunos a refletirem sobre metodologias que contemplem as necessidades atuais do ensino.


Agência de fomento:
FUNADESP