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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


EM FAVOR DA COR LOCAL: UMA EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA COM CONTOS DE ENEIDA DE MORAES

Autores:
Marileide Rolim dos Santos (UERN - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE)

Resumo:

Hoje em dia, uma das grandes ausências sentidas nas aulas de literatura no Estado do Pará é a de texto de autores locais. Geralmente, os textos escolhidos para serem lidos em sala de aula, ou ainda fora dela, são textos do cânone da literatura nacional, deixando-se de lado o regional, a produção local. Muitas vezes, um aluno ribeirinho, pescador ou apanhador de açaí, conhece autores do sudeste do país e desconhece autores do seu próprio Estado. Queremos dizer com isso que a dificuldade se agiganta para professores e alunos, muitas vezes ganhando proporções sistêmicas. É algo que já parece institucionalmente instalado, numa cultura progressiva de desapego e desinteresse pela literatura local, que é tão rica e forte. Este trabalho discorre sobre uma experiência exitosa realizada nas aulas de Língua Portuguesa com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, em Barcarena, Pará, com textos da autora paraense Eneida de Moraes, todos retirados do seu livro “Aruanda” (1989), oficinas que fazem parte da tese de Mestrado Profissional (PROFLETRAS/UERN/CAWSL). Trata-se de intervenção realizada por meio de Oficinas de Letramento Literário, usando como base a proposta metodológica da sequência básica (COSSON, 2016) que propõe um trabalho com o texto literário seguindo quatro etapas, a motivação, a introdução, a leitura e a interpretação. O trabalho também discorre sobre as práticas de leitura realizadas no ambiente escolar atualmente e faz uma reflexão sobre os resultados negativos obtidos nas avaliações nacionais e internacionais sobre leitura embasados em PETIT (2013), PSZCZOL (2008), PAULINO E COSSON (2009), entre outros estudiosos. Os resultados obtidos demonstram que o ensino de literatura torna-se muito mais significativo quando os textos utilizados trazem a realidade do aluno, despertando assim o seu interesse para o que faz parte da cultura local.

Orientador: Professor Doutor Francisco Afrânio Câmara-Pereira