Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

Poster


Uma proposta de sequencia didática: O gênero projeto de pesquisa

Autores:
Hadassa Freire Gomes Rodrigues (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte)

Resumo:

Visando apresentar uma mostragem do gênero discursivo projeto de pesquisa, desenvolvido por uma turma de Letras Português, III nível, UFRN, CERES, na disciplina de Produção de Texto III, no semestre 2018.1, o trabalho se baeia a partir dos pressupostos teóricos contidos em Bakthin (1993; 2010), Lopes-Rossi (2006), Medvièdev (2012); Motta-Roth e Hendges (2010), Schneuwly e Dolz (2011). Todavia, analisamos um corpus composto por quinze (15) projetos de pesquisa. Em seguida, a fim de identificar como os trabalhos foram compostos no decorrer de um semestre letivo, observamos quais as dificuldades recorrentes que os discentes enfrentaram na elaboração de um projeto de pesquisa desde a primeira produção, a elaboração de um título, a referenciação, a escolha dos teóricos a serem utilizados por trabalho, até a estruturação final do gênero em questão e a sua produção final. Logo em seguida, com a análise feita, baseada nos teóricos Schneuwly e Dolz (2011), propusemos a produção de uma sequência didática que possibilitou e facilitou o ensino e a aprendizagem do gênero discursivo projeto de pesquisa. Portanto, acreditamos que pelo conteúdo obtido, pelo trabalho executado e pelos resultados adquiridos, esta produção possa auxiliar os professores no trabalho com gêneros acadêmicos, especificamente o projeto de pesquisa, e, por conseguinte, propiciar aos graduandos acesso à apropriação e à produção do gênero discursivo projeto de pesquisa, na universidade.

 


Agência de fomento:
UFRN