Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

Poster


Pelas Ondas da Rádio: uma propostas pedagógica numa escola de Educação Profissional em Jacobina-Bahia

Autores:
Adailce Celestina de Deus (UNEB / DCH IV - Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Ciências Humanas, Campus IV) ; Maria Cristina Rodrigues Oliveira (SEC / BA - Secretaria da Educação do Estado da Bahia )

Resumo:

Em se tratando sobre o ensino de Língua Portuguesa, a escola deve construir um currículo vivo visando a emancipação do sujeito e sua atuação nas práticas sociais.  Sendo assim, este trabalho visa estimular práticas em sala de aula sob a perspectiva dos multiletramentos, entendidas como usos sociais de  leitura e escrita, dos alunos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio do curso Computação Gráfica, de modo que sejam habilidades necessárias a elaboração de uma programação e, consequentemente, o funcionamento da rádio escolar numa escola de educação básica.

Tem-se como objetivo proporcionar práticas de leitura e escrita sob  o viés dos multiletramentos por meio da Rádio, numa abordagem didático-pedagógica, a fim de ampliar o nível de proficiência discursiva dos alunos do Curso Médio Técnico em Computação Gráfica; diagnosticar os níveis de leitura através da escala de proficiência do Sistema de Avaliação Baiano de Educação (SABE); analisar o desempenho dos alunos nas habilidades avaliadas; criar oficinas de leitura e escrita, a partir da integração de diferentes mídias digitais e impressas, visando a formação do leitor crítico; construir um plano de ação para o funcionamento da rádio numa  escola de  educação básica  modalidade Educação  Profissional Técnica.

Resultados esperados: Melhoria do nível de proficiência de leitura e escrita dos alunos envolvidos; Revitalização da Rádio da escola.