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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


TERTÚLIA MUSICAL DIALÓGICA: POSSIBILIDADE DE FORMAÇÃO INICIAL DO LEITOR CRÍTICO A PARTIR DE BEETHOVEN E PALAVRA CANTADA

Autores:
Leia das Dores Ribeiro ()

Resumo:

Este trabalho objetiva discutir a formação inicial do leitor crítico, a partir da atuação educativa de êxito: Tertúlia Musical Dialógica, decorrente do projeto Comunidade de Aprendizagem, como meio de fomentar o processo inicial de formação do leitor crítico, com crianças de terceiro ano do ensino fundamental, de uma escola municipal da cidade de Goiânia, em Goiás. Para tal, serão feitos encontros visando ao estímulo do desenvolvimento da sensibilidade, apreciação, diálogo e reflexão leitora, a partir da audição da música clássica de Beethoven e da popular do grupo Palavra Cantada. Com o grupo musical brasileiro será feita a leitura das letras que impulsionam a leitura crítica, a partir de elementos estilísticos como o jogo das palavras, os trocadilhos, as ironias. Relacionando sentimento e conhecimento na construção coletiva dos efeitos de sentido do texto e compartilhando a compreensão da realidade, os participantes estabelecem o processo dialógico como é proposto por Bakthin. Essa proposta de Comunidades de Aprendizagem tem origem nas escolas da Espanha e, no Brasil, possui o Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (Niase), na Universidade de São Carlos/SP. Os pressupostos teóricos dessa pesquisa estão ancorados no conceito de aprendizagem dialógica de Freire, Habermas, Flecha, Mello, Gabassa e Braga, de dialogia, proposto por Bakthin e de função humanizadora da literatura proposto por Antonio Candido. A partir de uma abordagem qualitativa, será feito estudo de caso com a observação do desenvolvimento de tertúlias musicais dialógicas, entrevistas e grupos de discussão com as crianças e seus familiares e análise documental das produções realizadas pelas crianças envolvidas na pesquisa. Ao final, será produzido um vídeo dos alunos participantes das tertúlias musicais dialógicas, direcionado à comunidade escolar e ao meio acadêmico.