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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


AUTONOMIA DISCENTE E PRODUÇÕES RESPONSIVAS EM OFICINAS DE ANÁLISE, ESCRITA E REVISÃO DE CARTAS ARGUMENTATIVAS.

Autores:
Jannayna Maria Nobre Sombra (UERN - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte)

Resumo:

A partir da constatação de que as práticas de linguagem no âmbito da escrita ainda se apresentam como desafio para docentes de língua portuguesa no ensino fundamental, com base na própria experiência docente, a pesquisa em andamento propõe oficinas de análise, escrita e revisão de cartas argumentativas, em uma perspectiva dialógica, a fim de contribuir para a construção de um posicionamento autônomo e responsivo do discente. Para tanto, respalda-se na concepção dialógica de linguagem e discurso do Círculo de Bakhtin, destacando as noções de gêneros discursivos e atitude responsiva, e nos estudos dos multiletramentos, visto que o ambiente digital será usado para a divulgação das cartas escritas pelos alunos. O trabalho adota a abordagem qualitativa e intervencionista, baseada na pesquisa-ação, ressaltando as oficinas assim como o perfil na rede social para postagens de textos, fotos ou ilustrações pertinentes às produções das cartas como principais recursos metodológicos. Por meio desses recursos, pretende-se demonstrar como as práticas de linguagem, ancoradas na perspectiva dialógica e mediadas pelo gênero discursivo carta argumentativa e o uso das redes sociais, tornam-se essenciais para estimular os alunos do ensino fundamental, em um processo interativo e dialógico, a analisarem, revisarem e reescreverem suas produções textuais, consolidando a escrita como um ato dialógico e responsivo. A análise inicial dos dados indica que esta proposta pode contribuir para o desenvolvimento da autonomia do aluno, possibilitar o diálogo no meio social em que vive e construir seu discurso, de forma responsiva.


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